INSTITUCIONAL
A ESPERANÇA DO CERRADO
VIVEIRO NATIVO, instituição preocupada com a recuperação do BIOMA do Cerrado. Após 13 anos de acompanhamento da rápida evolução da exploração sobre o cerrado (soja, milho, café, gado, madeira e outras), assistindo o enfraquecimento da mata e conseqüentemente da fauna, sentindo totalmente incapacitado frente ao desenvolvimento, nasce a esperança do cerrado o “VIVEIRO NATIVO”, localizado na BR 146 km-20 – Santana de Patos, Patos de Minas-MG.
Hoje o viveiro está dividido em 3 grupos: 1º grupo de mudas nativas, 2º grupo de mudas de café e 3º grupo de mudas de árvores para reflorestamento comercial, com mais de 200 espécies da flora do cerrado, além de algumas exóticas e de arborização. O Viveiro Nativo tem capacidade de produção anual de 500.000 mudas nativas e 2.000.000 de mudas divididas entre nativas do cerrado e café.
O cerrado brasileiro é composto de aproximadamente 23% do nosso solo, é muito rico em frutas e fauna, é o 2º bioma do Brasil, só perde para a mata amazônica. O VIVEIRO NATIVO preocupado com esse bioma procura conscientizar através das crianças – Projeto Social – a manutenção das áreas existentes, doações de mudas para o replantio, divulgação da legislação e palestras de cidadania, tornando um viveiro didático pelo ambiente.
Muita divulgação em relação aos cursos d’água onde devemos manter a reserva permanente de cada lado da água de acordo com a legislação. Para nascentes, a legislação exige manter um raio de mata virgem. A expectativa é conveniar e congregar os setores do governo, os privados e os do terceiro bem como as academias em torno de uma causa que é de todos, objetivando minimizar os problemas envolvidos na reprodução das espécies, tais como; colheita, semeio, plantio, registro de matrizes, estoque de mudas, banco de sementes, procedimentos operacionais padronizados e legalizados e o plantio através dos municípios.
Outra atividade em execução é o plantio virtual, veja, se alguém quer plantar árvores, nos do VIVEIRO NATIVO plantamos as espécies arbóreas no bioma cerrado, emitimos um CERTIFICADO do plantio com o posicionamento, a latitude e longitude, da árvore plantada, cuidamos por 2 anos. Informamos a espécie plantada e dispomos de equipe para receber os solicitantes dos plantios das árvores para visitação nos locais.
A cada árvore plantada existe uma quantidade de captura de Co2. O valor aplicado para cada muda plantada varia de R$ 30,00 a R$ 50,00, para o plantio e cuidados durante os 2 primeiros anos, dependendo das dificuldades envolvidas com a espécie solicitada e o local de preferência para o plantio. Prefeituras, escolas e empresas interessadas em visitação, poderão marcar imediatamente para visitação no período de maio a agosto e os convênios poderão ser feitos imediatamente.
MISSÃO
Reduzir o impacto no bioma cerrado através da produção e distribuição de mudas de árvores nativas do cerrado.